Perfil do Egresso

O curso de graduação em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Mídias Digitais da Faculdade de Tecnologia de Sinop tem como perfil do egresso o Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Mídias Digitais, com formação centrada nos eixos da produção para o mercado de cinema, para o audiovisual e para as plataformas digitais, capaz de atuar nestas diferentes áreas, com conhecimentos sólidos, interdisciplinares e habilidades práticas que os tornam aptos para a pensar, planejar, criar e desenvolver projetos de qualidade e relevância para o atendimento às diferentes demandas do mercado de trabalho, sejam elas nas esferas local, regional ou mesmo nacional área (Estado de Mato Grosso, município de Sinop e região Norte-mato-grossense Sul do Pará). Assim, busca atender ao disposto pela Resolução nº 10, de 27 de junho de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual.

O profissional formado pelo curso terá capacidade e domínio dos princípios teóricos e práticos que permeiam as atuações no mercado do Audiovisual, do Cinema e das Mídias Digitais, sendo capaz de utilizar as ferramentas tecnológicas mais avançadas na área, bem como desenvolver atividades de forma criativa e inovadora, buscando soluções originais e impactantes no campo da gestão, criação e comunicação.

Além disso, o profissional formado no curso de Cinema e Mídias Digitais será capaz de trabalhar em equipe, liderando e coordenando projetos e equipes multidisciplinares, pautados em uma visão crítica e reflexiva sobre o papel  do cinema, do audiovisual e das mídias digitais na sociedade atual, compreendendo o impacto que os meios de comunicação exercem na história, na cultura e no movimento e desenvolvimento da sociedade, contribuindo para a idealização de atividades pautadas na ética e na responsabilidade social. 

Buscando sempre a formação com excelência de seus discentes, a Faculdade, por meio da coordenação de curso, NDE e Colegiado, enfatiza o conhecimento teórico, o desenvolvimento de práticas em laboratórios, atividades de extensão junto à comunidade e produção e participação em pesquisas científicas, promovendo o senso crítico intelectual e pessoal, compreensão profissional, ética e social com atitude propositiva em relação ao desenvolvimento social, ambiental e econômico da região e do País.

Neste sentido, o perfil do egresso leva em consideração o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e tecnológico, ampliando seu olhar e articulando-se com as necessidades locais e regionais, a fim de atender as novas demandas apresentadas no campo de atuação do mercado de comunicação. Neste viés, o graduado terá um amplo campo de trabalho em comunicação, haja vista a crescente evolução e transformação que a área vem sofrendo nos últimos anos, demandando, assim, profissionais habilitados. O município de Sinop e região têm se caracterizado como importante polo também para a prestação de serviços na área de comunicação social (meios de comunicação de massa tradicionais, rádio, TV e jornal, além de agências digitais de publicidade, marketing, tráfego pago, entre outras empresas que operam no vasto universo da mídia), elementos que se conectam diretamente à política de ensino, de pesquisa e de extensão oferecidos ao longo de sua formação, possibilitando o desenvolvimento das competências exigidas para o exercício profissional.

Para isso, o aluno desenvolverá no decorrer do curso as seguintes características:

  1. Capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  2. Habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo com olhar para as demandas locais e regionais;
  3. Construção de visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  4. Utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  5. Criar condições para que os futuros profissionais sejam capazes de articular saberes teóricos e práticos com vista à análise crítica, inclusiva e reflexiva da própria atuação, agindo de forma integrada, ética e cooperativa envolvendo equipes multidisciplinares; e
  6. Capacidade para identificar as ferramentas que irão auxiliá-lo na resolução destes problemas, sendo capaz de associar teoria e prática de forma lógica e objetiva.
  7. Habilidade em atuar com a autoformação em virtude das atualizações decorrentes da própria área de Comunicação e que refletem sobre o curso de graduação em específico, a listar o avanço tecnológico, mudança em máquinas e equipamentos, advento da tecnologia.
  8. Agir na/para a formação dos pares, tornando-se um multiplicador do conhecimento de forma a disseminá-lo entre todos os sujeitos com os quais se relaciona e, assim, agindo de forma solidária no exercício pleno da Comunicação Social, respeitando os preceitos legais, éticos e humanos.
  9. Contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera, justa, inclusiva e solidária, por meio de uma educação transformadora norteada por uma formação integral, humanística e técnico-profissional alinhada a valores éticos e ao exercício da autonomia.

Competências e Habilidades Gerais

A trajetória formativa do acadêmico de Cinema e Mídias Digitais foi desenvolvida para proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências que atendam as diferentes áreas de atuação do futuro profissional, com base nas ações e documentos institucionais e regulamentares da área, possibilitando que o estudante desenvolva novos saberes que se produzem e reproduzem a partir da dinamicidade do âmbito profissional.

O processo formativo foi trabalhado de forma interdisciplinar e multidisciplinar, na qual o discente é o agente ativo, comprometido e responsável por planejar suas ações e assumir as responsabilidades devidas quando do exercício da atividade no tripé que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, permitindo tomar atitudes diante dos fatos e interagir e conectar os meios educacional, profissional e social, contribuindo dessa forma para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sob a orientação do docente.

Conforme sinaliza a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), nº 9.394/96, o processo formativo deverá vincular o profissional ao mundo do trabalho e à prática social.

Assim, a FASTECH tem atuado na promoção de uma educação que desenvolva cidadãos críticos, conscientes e que saibam atuar de forma colaborativa/cooperativa, comprometida, criativa, transparente e coerente com as ações éticas e legais da profissão nos diferentes espaços e projetos.

Dessa forma, o processo de aprendizagem do acadêmico de Cinema e Mídias Digitais é permeado pelo relacionamento dos diversos atores sociais que perpassa o ambiente da educação, voltados para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, socioemocionais, interação, comunicação, colaboração e relacionamento interpessoal, bem como aprendizagem significativa e demais metodologias ativas que perpassam as competências e habilidades a serem desenvolvidas no curso.

Por isso, a definição pedagógica do processo de ensino foi realizada a partir de premissas teóricas e práticas buscadas junto à comunidade educacional da região e das atuais necessidades nacionais e internacionais no campo da Comunicação Social, permitindo que o acadêmico conecte os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas pela discussão conjunta dos conteúdos ministrados entre os docentes das diferentes áreas com a perspectiva de:

  1. Conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
  2. Tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados aos objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  3. Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala local, regional, nacional e global no campo da Comunicação Social;
  4. Identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;
  5. Estimular o pensamento crítico-reflexivo, a autonomia, a responsabilidade, bem como assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes às mídias digitais, ao audiovisual e ao cinema;
  6. Gerar produtos cinematográficos em suas especialidades criativas, como direção geral, direção de arte, direção de fotografia, argumento e roteiro, montagem/edição, animação, continuidade, sonorização, finalização, e outras atividades relacionadas;
  7. Promover o autoconhecimento, identificar problemas, propor e criar soluções por meio da geração e disseminação de produtos cinematográficos em suas especialidades de gestão, como produção, distribuição, exibição, divulgação, e outras atividades relacionadas;
  8. Promover novas experiências culturais, intelectuais e estéticas, possibilitando a superação da discriminação, o respeito à diversidade e o pluralismo cultural da sociedade brasileira, por meio de novas ações que possibilitem o respeito e à inclusão.
  9. Dominar as diversas técnicas audiovisuais envolvidas nos processos de criação cinematográfica, em qualquer de seus suportes, e nos processos de divulgação;
  10. Interagir com áreas vizinhas à criação e divulgação cinematográfica, como a televisão, o rádio, as artes performáticas e as novas mídias digitais;
  11. Avaliar, quantificar, formar e influenciar o gosto público no que diz respeito ao consumo de produtos audiovisuais;
  12. Dinamizar e utilizar as tecnologias de informação e comunicação por meio de atividades que objetivem inovar e reinventar alternativas criativas no campo da Comunicação Social;
  13. Assumir e desenvolver o compromisso e a responsabilidade socioambiental, inclusivo e democrático no âmbito acadêmico, social e profissional.
  14. Desenvolver competências e habilidades para execução de projetos e obras de diferentes gêneros e formatos a partir das ações inovadoras, sejam eles em âmbito individual ou em equipe.

Programa de Curso

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